Drones não poderão circular em parques americanos
Será proibido o voo, decolagem e pouso dentro da área de mais de 400 parques públicos americanos
O National Park Service, órgão responsável pela administração de parques públicos nos Estados Unidos, anúnicou que pretende o uso de drones em cerca de parques públicos do país. O órgão ordenou que todos os seus 401 parques instituam regras que proíbam o voo, pouso e decolagem de drones em seus terrenos.
A diretoria do National Park Service já não era fã de drones, afirmando que espantavam aves de seus ninhos, traziam perigo a escaladores e eram muito barulhentos. Jonathan Jarvis, diretor do serviço de parques, afirmou que o memorando para banir os drones será assinado na próxima sexta (4), e os parques Grand Canyon no Arizona e Zion no estado do Utah já instituiram regras contra os aviões não-tripulados.
Alguns incidentes nos últimos meses deram o empurrão para que essas regras fossem criadas, no estado de South Dakota, patrulheiros confiscaram em setembro do ano passado um drone que voou por cima de 1,500 visitantes e por cima das cabeças dos presidentes no parque do Monte Rushmore, e no parque de Zion oficiais atuaram depois de um incidente onde um avião não-tripulado assediou um grupo de ovelhas, assustando as mais jovens que se separaram do grupo.
"Imagine que você é um escalador no parque de Yosemite, trabalhando numa escala de quatro dias no El Capitan, e você está pendurado prestes a fazer um movimento difícil, e um avião não-tripulado voa do seu lado e fica pairando alguns metros da sua cabeça com uma câmera GoPro filmando", disse Jarvis numa entrevista ao AP. "Pense no que isso faz com sua experiência e sua segurança".
Segundo Jarvis, o banimento afetaria apenas operações dentro dos parques, não influenciando em voos de alta altitude que passem por cima deles. Grupos de produtores de filme, pesquisadores e operadores de resgate poderão receber permissões para o uso de drones desde que expliquem porque são necessários no trabalho. "Nós teríamos que ouvir porque eles precisariam deste tipo de equipamento para alcançar seus objetivos", disse Jarvis na entrevista.