Snowden garante residência na Rússia por mais três anos
Ele vazou documentos relacionados a espionagem empresarial feita pelos EUA
Edward Snowden, ex-analista da CIA que vazou documentos relacionados a espionagem empresarial feita pelos EUA, garantiu um telhado sob sua cabeça por mais três anos na Rússia. Seu tempo de asilo havia acabado alguns dias atrás, mas seu advogado Anatoly Kucherena confirmou numa conferência de imprensa realizada nesta quinta-feira (7) que ele ficará por lá mais tempo.
"O pedido foi aceito e consequentemente Edward Snowden recebeu uma permissão de três anos de residência", comentou o advogado na conferência. "No futuro, Edward terá que decidir entre coninuar na Rússia e se tornar um cidadão ou retornar para os Estados Unidos." Não é provável que ele retorne, entretanto, já que ele é considerado um fugitivo acusado de espionagem contra seu prórprio país.
Snowden havia recebido permissão de ficar na Rússia até o último dia 1º de agosto no ano passado, após passar semanas na área de transito do aeroporto de Moscow, onde seu passaporte foi revogado no meio de seu caminho para a América do Sul. Ele já reforçou interesse em receber asilo no Brasil.