Cinco estados terão o nono dígito no celular em novembro
Medida visa o aumento da capacidade de números de celulares no País
Cinco estados do Brasil ganharão o nono dígito nos números de celulares a partir de novembro. Os usuários do serviço de telefonia do Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima terão o número “9” adicionado antes do seu telefone de contato original.
A medida é implementada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo o cronograma, Pernambuco e outros estados do Nordeste terão o nono dígito até o final de 2015.
No momento da discagem, o nono dígito deverá ser acrescentado por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para telefones celulares desses estados, independentemente do local de origem da chamada.
As chamadas feitas com oito dígitos serão completadas normalmente até o dia 11 de novembro. A partir dessa data, haverá mensagens orientando os usuários sobre a mudança. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.
O objetivo da medida é de ampliar a capacidade de números de celulares no País. Com a inclusão do nono dígito, cada área de numeração (DDD) tem em média a capacidade aumentada de 38 milhões para 90 milhões de linhas.
Com informações da Agência Brasil