Google demonstra smartphone modular em funcionamento
Protótipo mostrado no vídeo aparece funcionando bem, respondendo a todos os comandos
O ambicioso conceito modular de smartphones da Google, o “Projeto Ara”, foi demonstrado em um vídeo divulgado nesta semana. O modelo exibido aparece funcionando bem e responde a todos os comandos. No entanto, também apresenta lentidão ao executar tarefas básicas. A ideia é criar um aparelho que seja montado pelo usuário
O vídeo mostra o interior do NK Labs, o laboratório de engenharia que desenvolve o smartphone, em Boston, nos Estados Unidos. Até agora, o aparelho possui cinco componentes removíveis, são eles LED, bateria, processador, alto-falantes e entrada USB.
O projeto é uma parceria com os Phonebloks, uma iniciativa independente que foi a pioneira no conceito de “Do It Yourself” (faça você mesmo, em inglês) com smartphones. Com isso, o usuário poderá escolher do que seu celular será feito, quanto ele poderá custar e quanto tempo ele deverá durar.
A ideia pode revolucionar as vendas de celulares. Em vez de ter que comprar um novo telefone para obter o hardware mais recente, o usuário poderá simplesmente adquirir uma nova versão do componente que deseja substituir, como uma câmera com mais megapixels ou um processador mais potente.
Confira abaixo o vídeo: