Saiba como evitar golpes online durante a Black Friday

E-mail e redes sociais estão entre os canais utilizados para enganar os consumidores

por Nathália Guimarães qua, 26/11/2014 - 14:00
Reprodução Quem compra com cartões de crédito na Black Friday possui mais chances de obter o seu dinheiro de volta em caso de golpes Reprodução

Devido a sua popularidade, a Black Friday não atrai apenas internautas ávidos por descontos, mas também cibercriminosos, ansiosos em clonar o cartão de crédito das vítimas e engajá-las em campanhas maliciosas. Desde o começo deste mês, a Kaspersky Lab afirma ter registrado um aumento considerável de ataques usando o evento como mote.

De acordo com a Kaspersky, a maioria dos golpes chega por e-mail, com ofertas mirabolantes como um iPhone 5S por R$ 399 ou uma TV de 47 polegas por R$ 799.

As mensagens maliciosas utilizam visual profissional, o mesmo usado pelos varejistas ao comunicar seus lançamentos ou promoções; o intuito dos criminosos é parecer o mais legítimo possível e não levantar suspeitas.

Ao clicar nas mensagens, a vítima é direcionada para um site falso com visual idêntico ao dos grandes sites varejistas do País.

Os criminosos também têm se preocupado em comprar e usar nos ataques domínios com nomes que parecem legítimos, como: black-monday.net, black-monday.info, walmart1blacknight.com, shoptimeblacknight.com, etc.

Além disso, as redes sociais também servem como palco para golpes. Diversas contas falsas no Instagram foram criadas com o nome das lojas de e-commerce mais conhecidas, disseminando mensagens que pedem aos usuários para seguirem os perfis e marcarem os amigos, divulgando supostos sorteios de vale compras.

“O objetivo desse golpe é fazer com os que perfis tenham o maior número possível de seguidores; posteriormente o dono poderá vender o perfil ou usá-lo para disseminar links de lojas falsas, não existe sorteio algum”, alerta o analista de segurança da Kaspersky no Brasil, Fábio Assolini.

Confira dicas de como proteger-se durantes as compras:

1 - Pesquisar o produto: Antes de comprar, faça uma investigação e tenha certeza que você está realizando a compra de um produto de qualidade. Compre de marcas confiáveis em lojas que podem garantir a qualidade de seus produtos e ofereçam uma garantia em caso de problema. Desconfie de lojas novas e sem reputação, especialmente se elas oferecerem preços muito baixos.

2 - Use um cartão de crédito: Quando você estiver pronto para fazer sua compra, prefira utilizar um cartão de crédito em vez de um cartão de débito. Se você acabar comprando um produto fraudulento, terá mais chances de obter o seu dinheiro de volta.

3 - Ignore links: Nesta época do ano, e-mails de spam e anúncios de sites, mesmo em redes sociais, oferecem promoções incríveis, porém, você tem que usar seu bom senso para distinguir entre bons negócios e aqueles que são suspeitos.

4 - Use conexão segura: Nunca use conexões Wi-Fi públicas quando realizar uma compra online. O mais recomendado é realizar suas compras utilizando sua própria rede, com segurança, para evitar ataques de criminosos virtuais. Também deve-se evitar computadores públicos quando seja necessário introduzir dados pessoais para realizar algum tipo de transação. Verifique se a página de pagamento possui conexão cifrada (SSL), exibindo o endereço como HTTPS. Na dúvida, não compre.

5 - Proteja seus dados financeiros: Quando chega a hora de fazer uma compra, certifique-se que os seus dados financeiros estejam seguros. Para evitar a exposição dos seus dados de cartão de crédito em lojas on-line, você pode considerar o uso de serviços intermediários como o PayPal para protegê-los. 

COMENTÁRIOS dos leitores