Confira todas as novidades do iOS 9

Siri agora é proativa, o Passbook morreu, o iPhone ganhou recurso de economia de bateria

por Nathália Guimarães seg, 08/06/2015 - 15:36
Divulgação/Apple iOS 9 foi apresentado nesta segunda-feira (8), durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) Divulgação/Apple

Com 83% dos iPhones vendidos já rodando o iOS 8, é chegada a hora de a Apple anunciar uma atualização para seu sistema operacional móvel. Nesta segunda-feira (8), durante a sua conferência anual para desenvolvedores, a Worldwide Developers Conference (WWDC), a Apple revelou todos os detalhes do iOS 9, que estará disponível aos usuários no último trimestre deste ano. Siri, Apple Pay e Maps estão entre os aplicativos que receberam novidades.

Siri

A Siri, assistente pessoal presentes nos iPods, iPads e iPhones, recebeu atenção especial no iOS 9. Agora, ela será proativa e vai antecipar as vontades do usuário com base na sua localização, tempo e aplicativos abertos. O software poderá, por exemplo, abrir o aplicativo de música quando o usuário conectar um fone no dispositivo ou exibir lembretes de trânsito com base no tráfego em tempo real, assim como o Google Now já faz nos smartphones com Android.

Ao receber uma chamada de um número desconhecido, a assistente ainda pode procurar o número nos e-mails do usuário para mostrar quem está ligando. De acordo com a Apple, todas as informações processadas pela Siri ficarão guardadas apenas no smartphone e não serão associadas a outros serviços da Apple.

Apple Pay

O Apple Pay, serviço de pagamentos da fabricante já aceito em cerca milhão de estabelecimentos dos Estados Unidos, também recebe novidades. A partir do mês que vem, o recurso estará disponível no Reino Unido, funcionando, inclusive, no sistema de transporte público de Londres.

O Passbook morreu. No iOS 9, o aplicativo chama-se "Wallet", já que recebe todos os tipos de cartões de loja, crédito e débito. O app “Notas”, por sua vez, ganha novas opções de formatação de texto. Já o “Maps” foi incrementado e mostrará informações de transporte público.

Depois de receber estes recursos, não é de se estranhar que o iOS 9 traga um aplicativo inédito. A novidade trata-se do News, uma plataforma de leitura que terá suporte a artigos de qualquer parte da internet, uma espécie de concorrente do já consolidado Flipboard.

Mais bateria, menos espaço necessário para atualizar

Para processar tantos recursos, é preciso bateria. Por isso, o iOS 9 também ganhou um recurso de economia, que pode estender a vida do aparelho por até 3 horas. Enquanto o iOS 8 precisava de 4,6 GB de espaço livre para a atualização, o 9 só precisa de 1,6 GB. Além disso, ele funcionará com todos os aparelhos atendidos pelo iOS 8, incluindo o iPhone 4s. 

COMENTÁRIOS dos leitores