Facebook divulga projeto Internet.org no Recife

Objetivo é incentivar desenvolvedores a criarem sites e aplicativos para aparelhos com configurações simples

por Nathália Guimarães seg, 13/07/2015 - 11:37
Divulgação/Facebook Projeto Internet.org é liderado pelo presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg Divulgação/Facebook

O Recife é uma das quatro cidades da América Latina escolhidas para sediar a primeira série de atividades de divulgação do Internet.org, missão mundial promovida pelo Facebook com o propósito de conectar 5,4 bilhões de pessoas que ainda não possuem acesso à rede. O evento será realizado nesta quarta-feira (15), na Jump Brasil, aceleradora de negócios do Porto Digital localizada no bairro de Santo Amaro. O encontro será restrito, entretanto, para desenvolvedores interessados em conhecer a plataforma. Os interessados em participar podem se inscrever clicando aqui.

No encontro, os participantes serão estimulados e instruídos a desenvolverem sites e aplicativos Android que tenham o desempenho adaptado para aparelhos celulares com configuração mais simples, operando em condições de conexão de baixas velocidades de banda. Na ocasião também será apresentado o programa FbStart for Social Good, voltado para startups, com mentoria e participação em uma comunidade global, com o fornecimento de até US$ 80 mil em ferramentas e serviços.

A equipe do Facebook tem como objetivo mapear profissionais independentes e empresas e organizações com interesse social que atuem como parceiras na produção de conteúdos e serviços que possam contribuir para a iniciativa. O público de maior interesse para o projeto são desenvolvedores que atuam nas áreas de educação, saúde, ativismo civil e empoderamento econômico.

A ideia de Mark Zuckerberg, presidente-executivo e cofundador do Facebook, é oferecer acesso e gratuito a serviços básicos, entre eles a Wikipédia e à página da Unicef. Atualmente, a ação já está disponível em ao menos oito países, entre eles Quênia, Gana, Colômbia, Índia, Guatemala e Panamá.

COMENTÁRIOS dos leitores