Janguiê Diniz dá aulão de empreendedorismo na #CPRecife

Na 4ª Campus Party Recife, ele revelou os itens que compõe a fórmula de sucesso de um empreendedor

por Nathália Guimarães sab, 25/07/2015 - 19:48
Adalberto Almeida/Grupo Ser/Cortesia Para Janguiê, a fórmula do sucesso mistura ousadia e pró-atividade Adalberto Almeida/Grupo Ser/Cortesia

Muitos vêm à Campus Party para jogar, outros para aprender. Mas no Recife, grande parte dos campuseiros sonham em abrir seu próprio negócio. E este tema foi exatamente a tônica da conversa que aconteceu às 17h, no palco Terra, neste sábado (25).

O fundador do Grupo Ser Educacional e reitor do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, Janguiê Diniz, compartilhou com os presentes a história de sua vida, frisando como a educação deu o pontapé inicial para que o engraxate, que saiu do município de Santana dos Garrotes, no interior da Paraíba, criasse uma empresa que hoje é o 6º maior grupo de ensino do Brasil.

Para Janguiê, a fórmula do sucesso mistura ousadia e pró-atividade. “Saibam que o sucesso está vinculado a dor e ao trabalho. Muita gente costuma ver o sucesso de pessoas como Steve Jobs, por exemplo, e não imagina quanto tempo ele passou trabalhando e estudando”, complementou.

O primeiro passo para o sucesso, de acordo com Janguiê, é traçar metas e com disciplina trabalhar para cumpri-las. Em seguida, é preciso sonhar alto. “O caminho mais simples para fazer o empreendimento vingar é a educação. A educação é a forma mais fácil de vencer na vida. É o instrumento que dá liberdade ao indivíduo”, pontuou.

Mas nem tudo são flores. Alguns empreendimentos podem dar errado. Os percalços, no entanto, não podem desencorajar os verdadeiros empreendedores. “Se eu fosse ficar pensando porque meus empreendimentos faliram, eu não tinha recomeçado. Daí a importância de sermos determinados e persistentes. Devemos passar uma borracha nas coisas ruins que aconteceram no passado”, explicou Janguiê.

Ter informações sobre os concorrentes também é um passo essencial. “Daí a importância do planejamento estratégico. Aprender com os erros dos outros é muito mais barato e menos doloroso”, aconselhou. Para quem quer empreender, Janguiê, é categórico. “A inovação precisa estar no DNA das empresas. Essa é a formula da sobrevivência. É preciso estar se reinventar todos os dias, se não, a falência é certa”, afirmou.

Ao final da palestra, Janguiê também conversou com a equipe da TV LeiaJá e deu outras dicas importantes para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso. Confira no vídeo e acompanhe ainda a cobertura completa da 4ª Campus Party Recife aqui.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores