Luzes de Natal podem estar prejudicando seu sinal de Wi-Fi

Agência reguladora de comunicações recomenda manter distância entre o roteador e árvore de Natal

por Nathália Guimarães qua, 02/12/2015 - 16:44
Reprodução Luzes de Natal podem causar interferências no sinal Wi-Fi, garante pesquisa Reprodução

Para usufruir de uma internet mais rápida durante as festas de fim de ano, afaste o seu roteador da árvore de Natal. Luzes pisca-pisca podem interferir no sinal da sua rede Wi-Fi e abrandar a velocidade de conexão, de acordo com pesquisa realizada pela agência reguladora de comunicações do Reino Unido Ofcom. A recomendação também vale para outros dispositivos eletrônicos, incluindo lâmpadas, caixas de som, TVs e monitores.

LeiaJá também

Conheça o Li-Fi, conexão 100 vezes mais rápida que o Wi-Fi

Descubra se seu sinal Wi-Fi está sendo furtado

Sinal Wi-Fi pode melhorar com atitudes simples

A conclusão veio por meio de uma pesquisa realizada pela Ofcom, que analisou as redes Wi-Fi de quase seis milhões de residências e escritórios no Reino Unido e concluiu que os apetrechos natalinos atrapalham o sinal da conexão, devido ao uso de energia elétrica. 

Esses problemas podem ser causados por quaisquer dispositivos eletrônicos. Segundo a Ofcom, é improvável que apenas luzes de pisca-pisca causem grandes problemas com a conexão sem fio. No entanto, se elas são colocadas entre o seu laptop e o roteador, por exemplo, podem causar interferência e assim retardar a velocidade.

Para resolver o problema, basta utilizar um repetidor para impulsionar o sinal ou mover o roteador para um lugar com menor presença de aparelhos eletrônicos. A Ofcom ainda lançou um aplicativo para smartphones e tablets que verifica o tráfego do sinal Wi-Fi nos ambientes em busca de falhas que possam causar lentidão. A ferramenta está disponível na App Store e Google Play.

COMENTÁRIOS dos leitores