Aplicativo pode auxiliar no combate ao Aedes aegypti

Ferramenta mapeia os focos do mosquito, alertando a população sobre o perigo

por Nathália Guimarães seg, 07/12/2015 - 16:32

O empreendedor Fabiano da Silva, da cidade de Bom Jardim, no Agreste de Pernambuco, criou um aplicativo que pode ajudar na luta contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como a dengue, a febre chikungunya e o Zica vírus. A novidade trata-se do Mapa da Dengue, ferramenta disponível para dispositivos Android em que o usuário pode registrar um foco do inseto para alertar outras pessoas sobre o perigo.

O aplicativo funciona de maneira colaborativa. Ao flagrar um foco do mosquito, o usuário deve registrar o endereço do local de risco para a ferramenta. Desta forma, ele será registrado em um mapa. Sem recursos financeiros, criador do Mapa da Dengue começou uma campanha de financiamento coletivo (clique aqui para acessar). O objetivo é arrecadar R$ 10 mil para levar a ideia adiante.

Entenda

Na última semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta mundial reconhecendo a relação entre a epidemia de Zika vírus e o crescimento dos casos de microcefalia e da síndrome Guillain-Barré no Brasil.

No documento, a OMS recomendou que seus mais de 140 países-membros reforcem a vigilância para o eventual crescimento de infecções, sugeriu o isolamento dos pacientes e disse para as nações ficarem atentas à necessidade de se ampliar o atendimento de serviços neurológicos e de cuidados específicos a recém-nascidos.

LeiaJá também

Aprenda a prevenir o Aedes aegypti dentro de casa

Com surto de Zika, repelentes somem das prateleiras

Governo confirma relação entre vírus Zika e microcefalia

COMENTÁRIOS dos leitores