Jovens pernambucanos disputam vaga na final da Imagine Cup
Estudantes do Mic-Etepam criaram o game BUNS
Uma equipe formada por jovens estudantes do Centro de Inovação Microsoft na Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães (Mic-Etepam) está se preparando para representar Pernambuco na final nacional da Imagine Cup, competição mundial de tecnologia da Microsoft. Nos dias 27 e 28 de abril, eles disputam, em Belo Horizonte, a chance participar da etapa mundial do campeonato, que acontece em Seattle, nos Estados Unidos. A premiação é de US$ 50 mil.
Os alunos do ensino médio Jhonny Herbert, Abhner Silva, Paula Soares e Jonathan Barreto desenvolveram o BUNS, jogo que acompanha um estudante tentando desviar dos entulhos da cidade e pegar um ônibus para casa. À medida que os estágios avançam, os desafios ficam mais difíceis.
O design do game ficou por conta de Paula, estudante de Comunicação Visual. Já a programação ficou a cargo de Jhonny Herbert, Abhner Silva e Jonathan Barreto, alunos do curso de Manutenção e Suporte em Informática. “Não sabia o que eu iria fazer da vida até entrar no ensino médio. Mesmo cursando Manutenção em Informática ainda me restavam dúvidas. Quando conheci a programação, me apaixonei pela área e quis ser um dos melhores no meu curso”, disse Jhonny Herber.
Fruto de um convênio entre a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Microsoft, o Mic-Etepam é o único no Brasil instalado numa escola técnica pública. De acordo com o Governo do Estado, em oito anos de existência, o centro já capacitou gratuitamente mais de dois mil jovens em cursos de Tecnologia da Informação (TI).
Imagine Cup
Criada pela Microsoft em 2003, a Imagine Cup é uma competição e um programa de tecnologia global que fornece oportunidades para estudantes de todas as disciplinas se agruparem e utilizarem sua criatividade, paixão e conhecimento para criar aplicativos, jogos e integrar soluções que podem mudar a vida de milhões de pessoas.
A grande final do campeonato será realizada em julho, em Seattle, nos Estados Unidos. Os vencedores levam a quantia de US$ 50 mil, além de uma mentoria da Microsoft para criarem suas empresas. Em 2015, a equipe de estudantes brasileiros eFitFashion se consagrou campeã. O presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella, se encarregou de entregar a premiação pessoalmente para os jovens.