Google e Fiat Chrysler unidas em projeto de carro autônomo
Fiat Chrysler fabricará cerca de 100 minivans Pacifica para o Google
A Alphabet, filial do Google, se associou à Fiat Chrysler no projeto de automóveis sem motoristas, anunciaram as duas empresas. A Fiat Chrysler entregará uma centena de veículos - uma versão da minivan Pacifica - ao gigante de informática para que desenvolva os testes do projeto, informaram as duas companhias, que esperam ter alguns carros circulando até o final do ano.
"Esta será a primeira vez que trabalharemos diretamente com um fabricante automobilístico para desenvolver nossos veículos", apontou a Google Car, em uma publicação em sua página da rede social Google+. A princípio, os veículos só serão usados em testes do projeto e não serão comercializados.
Vários grupos de empresas trabalham atualmente em seus próprios projetos para desenvolver um veículo autônomo, mas o projeto do Google é considerado um dos mais avançados. O Google começou a testar sua tecnologia para esses veículos em 2009, com os modelos da Toyota.
Atualmente, sua frota compreende 70 veículos da Lexus, que foram modificados assim como alguns protótipos desenvolvidos de forma autônoma pela companhia.
Desde então os automóveis da Google percorreram 2,4 milhões de quilômetros. Atualmente eles são testados nas ruas de Mountain View, cidade californiana onde fica a sede da Alphabet, em Austin, no Texas, em Kirkland, em Washington e em Phoenix, no Arizona.