Aplicativos para economizar bateria não cumprem seu papel

Proteste analisou 16 aplicativos para Android, iOS e Windows Phone e reprovou desempenho de sete deles

por Nathália Guimarães qua, 01/06/2016 - 11:20
Reprodução Aplicativos para Android são as que apresentam o melhor resultado Reprodução

Um estudo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) verificou a eficiência de 16 aplicativos que prometem economizar a bateria de smartphones com os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. A entidade não recomenda o uso de sete deles. Além disso, a análise mostrou que as ferramentas para Android são as que apresentam o melhor resultado.

Os aplicativos Battery HD+, Bateria Cheia Grátis, Battery Life Magic, Lumia Battery Saver & Booster, Battery Pro+, Doctor Bateria e Battery Advisor foram reprovados nos testes. De acordo com a entidade, nenhum dos serviços para iOS e Windows Phone reconhecem quais softwares estão consumindo a bateria.

Nos aplicativos para Android, a mesma falha aparece no Battery Defender, Battery Widget Reborn, Juice Defender e Batery Saver. A falta de atualizações recentes em algumas das ferramentas foi outro problema apontado pela Proteste. Disponível para iOS, o Battery Life, por exemplo, recebeu melhorias há três anos. O Battery Defender, para Android, foi atualizado pela última vez em 2012.

A análise também mostrou que os aplicativos para Android são os que melhor economizam a bateria. O Battery Doctor teve o melhor desempenho, com 52,6% de aumento da duração da bateria. Para iOS, o Battery Doctor - Must Have também recebeu uma avaliação positiva, com aumento da duração em 35,8%. No Windows Phone, o Lumia Battery aumentou o desempenho energético do dispositivo em 15,7%.

COMENTÁRIOS dos leitores