Aplicativo mostra bairros com maior número de assaltos

Site registra reclamações de usuários e faz ranking de locais com maior incidência de furtos e roubos

por Wagner Silva qui, 30/06/2016 - 17:34
Reprodução Site colaborativo apresenta locais onde internautas foram roubados Reprodução

A cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo registrou 20.930 ocorrências de roubos e furtos no ano de 2015. Se somarmos a essa quantia as ocorrências referentes a roubos e furtos de veículos, o número sobe para 27.564, o que revela uma taxa de 785 furtos para cada 100 mil habitantes. Em 2016, de janeiro a maio, já são contabilizados mais de 7 mil ocorrências deste tipo no município. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Estes números são oficiais mas, de acordo com o site "Onde Fui Roubado", que mapeia os crimes de acordo com o relato dos internautas, somente 53% das pessoas que mandaram informações ao portal registraram boletim de ocorrência.

A plataforma também mostra uma estimativa do prejuízo financeiro sofrido por conta dos assaltos que, até o momento, registra R$ 854.560,50. É possível saber ainda que a maioria das vítimas (73%) é do sexo masculino e que a maior parte dos crimes (67%) ocorre à noite.

Pelas estatísticas geradas a partir dos dados de internautas, dá para saber que o objeto mais roubado é o celular, seguido da carteira e documentos, itens que aparecem empatados com bolsas e mochilas. O site, que só leva em consideração os relatos registrados para gerar seus números e não apresenta dados oficiais, mostra, ainda, o ranking dos bairros com maior ocorrência dos delitos -Jardim Presidente Dutra, Centro, Macedo, Gopoúva e Pimentas, respectivamente.

Entre as dez localidades mais perigosas estão três da periferia, seis nobres e o centro da cidade. No ranking de cidades, Guarulhos aparece como 37ª em número de registros no Brasil. 

Em todo o estado de São Paulo é possível registrar uma ocorrência de furto ou roubo via internet, no próprio portal da Secretaria de Segurança Pública, na guia "Delegacia Eletrônica", e para registrar uma ocorrência, verificar um local ou números dos crimes na sua cidade através do portal "Onde Fui Roubado", basta baixar o aplicativo disponível para Android e iOS.

COMENTÁRIOS dos leitores