Novo vírus chinês infecta 10 milhões de aparelhos Android
Malware foi projetado para simular ou forçar cliques em anúncios no navegador do smartphone infectado
Pelo menos 10 milhões de dispositivos Android foram infectados por um malware chamado "HummingBad", de acordo com um relatório publicado na última sexta-feira (1º) pela fabricante de software de segurança cibernética Check Point, que vem monitorando a ameaça desde que ela foi descoberta, em fevereiro. Durante meses, o número de infecções era constante, mas o índice aumentou exponecialmente em maio.
De acordo com a Check Point, o que torna o malware "HummingBad" particularmente interessante é o grupo por trás dele – uma equipe de desenvolvedores da Yingmob, uma agência de publicidade e análise com sede em Pequim (China). A ameaça foi projetada para simular ou forçar cliques em anúncios no navegador do smartphone infectado, baixando também aplicativos fraudulentos.
Se o ataque for bem sucedido, os cibercriminosos podem obter acesso total a um dispositivo. A partir daí, o aparelho é usado para gerar receita de publicidade fraudulenta. Este, no entanto, não é o único problema. Além de gerar cliques, o malware também rouba informações pessoais da vítima, que posteriormente são comercializadas pela quadrilha.
A empresa de segurança estima que mais de 85 milhões de smartphones tenham aplicações do grupo chinês instaladas em seus telefones, sendo que 10 milhões deste montante possua o software malicioso. A maior parte das vítimas é residente na China e Índia. Estima-se que os Estados Unidos têm pelo menos 280 mil dispositivos infectados.