UFRJ inaugura supercomputador que consome pouca energia

Máquina pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo

por Nathália Guimarães qui, 14/07/2016 - 14:48
Tomaz Silva/Agência Brasil Supercomputador da UFRJ vai auxiliar pesquisas nas áreas de engenharia, energia, petróleo, mudanças climáticas e saúde Tomaz Silva/Agência Brasil

Foi inaugurado nesta quarta-feira (13) um novo supercomputador dotado de um sistema de engenharia inédito. A máquina chamada de "Lobo Carneiro" pertence ao Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). O equipamento equivale a seis mil computadores caseiros e custou cerca de R$ 10 milhões.

O supercomputador conta com um sistema de engenharia concebido exclusivamente para ele, e pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo. O equipamento foi montado pelos pesquisadores do Coppe, em parceria com técnicos da startup brasileira Versatus HPC e Silicon Graphics International.

A máquina vai auxiliar pesquisas nas áreas de engenharia, energia, petróleo, mudanças climáticas e saúde. O supercomputador terá seu uso compartilhado por pesquisadores da Coppe, de outras unidades da UFRJ, instituições e empresas públicas e privadas.

Enquanto o supercomputador mais poderoso no Brasil, o Santos Dumont, corre o risco de ser desligado por falta de recursos para pagar a conta de luz, o equipamento da Coppe foi desenhado para consumir pouca energia.

Outra vantagem da máquina é que ela foi desenhada um sistema de monitoramento de automação e controle avançado. Isso significa que ela não precisa ser monitorada 24 horas por dia, como é a regra para os demais computadores de alto desempenho em atividade no Brasil.

Embora conte com recursos avançados, o novo equipamento não possui potencia suficiente para ser incluído no Top500, o ranking que classifica os computadores mais rápidos do mundo. Atualmente, a China lidera o ranking com o supercomputador "Sunway TaihuLight", que se encontra na cidade de Wuxi.

COMENTÁRIOS dos leitores