Olimpíada de Tóquio poderá ser transmitida em 8K
Duas empresas fecharam parceria e devem utilizar a resolução já nos jogos de 2020Jj
A transmissão de TV com resolução 4K deve ficar no passado nos próximos anos. Afinal, a Sony e a Panasonic fecharam uma parceria para utilizar a nova tecnologia em 2020. O intuito é transmitir os Jogos Olímpicos que serão realizados em Tóquio, no Japão.
De acordo com o portal de notícias Engadget, as empresas irão trabalhar com a rede da TV NHK – maior emissora do Japão -, com a finalidade de desenvolver a tecnologia necessária na transmissão de alta resolução.
Um dos principais desafios é encontrar um tipo de streaming e tecnologia de compressão capaz de abarcar o grande tamanho desses arquivos, já que, para uma transmissão em 8K, é necessária uma banda de vídeos com largura quatro vezes maior do que a utilizada para 4K.
A falta de conteúdos gerados em 8K também pode se tornar um entrave para o mercado. Apesar dos desafios, quem ganha em qualidade de imagem é o consumidor, que passa a ter imagens mais realistas por conta da alta definição.
Nas Olimpíadas do Rio, a NHK já realizou transmissão de alguns conteúdos em 8K; o telespectador que teve acesso a essa resolução precisou desembolsar em uma TV de 85 polegadas, por exemplo, um valor de US$ 130 mil.