Metade dos dispositivos móveis estão à mercê de vírus
Pesquisa da Kaspersky Lab mostra que apenas 53% dos smartphones têm uma solução de segurança instalada
Metade dos dispositivos móveis em todo o mundo correm riscos relacionados a crimes virtuais e ameaças maliciosas devido à falta de proteção adequada. É o que mostra uma pesquisa recente da Kaspersky Lab realizada em 21 países que mostra o nível de conhecimento dos usuários sobre os perigos que enfrentam online.
Dentre os 12 mil dispositivos participantes da pesquisa, apenas 57% dos tablets e 53% dos smartphones têm uma solução de segurança instalada. O estudo também mostra que os usuários tendem a proteger seus computadores (88%) mais que seus dispositivos móveis.
A pesquisa sugere que os usuários desconhecem a necessidade de proteger seus dispositivos móveis com uma solução de segurança. Embora 54% deles achem que seus desktops e laptops realmente precisam de antivírus, somente 42% pensam o mesmo sobre smartphones e tablets.
Quando decidem blindar seus smartphones ou tablets, 81% dos usuários limitam essa proteção ao uso de senhas. Apenas 41% dos consumidores aliam o uso de um código de segurança com um antivírus.
"Não proteger esses dispositivos não é uma opção, se quisermos proteger o que é mais importante para nós. Mas, quando apenas metade dos dispositivos móveis contam com proteção efetiva, há muito a ser feito para que fiquemos a salvo das ameaças cibernéticas", alerta o chefe de linha de produtos para dispositivos móveis da Kaspersky Lab, Victor Yablokov.