Ataque hacker faz caixas eletrônicos cuspirem dinheiro
Golpe já foi aplicado na Armênia, Estônia, Holanda, Espanha, Polônia e no Reino Unido
Ao invés de invadir contas bancárias, os cibercriminosos estão utilizando uma técnica mais aprimorada para roubar dinheiro. Em Taiwan e na Tailândia, no início deste ano, hackers programaram caixas eletrônicos para cuspir cédulas. Uma empresa russa especializada em segurança online, o grupo IB, emitiu um alerta sobre um ataque coordenado a várias maquinas com o uso de um programa malicioso.
De acordo com os especialistas, não é necessário sequer um cartão ou senha para realizar ao ataque. Em vez disso, os hackers conseguem invadir os centros de informações de bancos e instalar ali o programa que permite configurar vários caixas eletrônicos para que entreguem o dinheiro de forma simultânea e em horas predeterminadas.
Enquanto isso, outros membros do grupo de hackers são encarregados de ir até os caixas para retirar as notas. Até agora, o golpe já foi replicado na Armênia, Estônia, Holanda, Espanha, Polônia e no Reino Unido, mas o FBI emitiu um alerta sobre potenciais ataques aos bancos dos EUA.
"O novo método está sendo praticado por alguém que tem acesso ao sistema central do banco e infecta comunidades inteiras de caixas de forma simultânea, consequentemente multiplicando a quantidade de dinheiro que consegue roubar em pouco tempo", afirmou Alan Woodward, especialista em segurança online da Universidade de Surrey, na Grã-Bretanha, em entrevista à BBC.
LeiaJá também