Adeus, filas: Amazon lança mercado nos EUA sem caixas

Varejista vai abrir loja física sem caixas e sem filas para vender produtos como leite e frutas

por Nathália Guimarães seg, 05/12/2016 - 18:11
Reprodução/Amazon Primeiro estabelecimento neste molde será inaugurado em 2017 na cidade de Seattle (EUA) Reprodução/Amazon

A gigante do comércio eletrônico Amazon deu alguns passos em direção ao futuro nesta segunda-feira (5) ao anunciar o Amazon Go, uma espécie de mercado onde os clientes não precisam enfrentar filas, nem mesmo registrar os produtos comprados em caixas. Tudo isso é possível graças a uma tecnologia desenvolvida pela empresa combina um gigante serviço de varejo com sensores e algoritmos.

Para comprar no local, o consumidor só precisa estar logado em sua conta da Amazon no smartphone. E mais nada. Com isso ele poderá pegar produtos das prateleiras e, em seguida, sair da loja sem enfrentar filas e caixas. Tudo é cobrado automaticamente.

Para que tudo funcione, a Amazon instalou sensores e câmeras que utilizam a técnica de aprendizagem de máquina em cada canto da loja, o que significa que o sistema pode detectar quando os produtos são removidos e devolvidos às prateleiras.

O valor da compra é cobrado na conta da Amazon. Para entrar no supermercado, o consumidor só precisa passar o smartphone em uma espécie de catraca localizada na entrada da loja. O projeto levou quatro anos para ser desenvolvido, e só agora começou a funcionar ainda em fase de testes.

Varejistas de todo o mundo estão recorrendo cada vez mais à tecnologia para simplificar suas operações. Mas o que a Amazon está oferecendo é algo verdadeiramente futurista, digno de um filme de ficção cientifica. O primeiro estabelecimento neste molde será inaugurado em 2017 na cidade de Seattle (EUA).

COMENTÁRIOS dos leitores