Facebook censura foto de estátua por nudez excessiva

Foto de uma estátua musculosa e viril do deus grego Netuno foi impedida de ser postada

por Nathália Guimarães ter, 03/01/2017 - 13:02
Reprodução O Facebook, que tem 1,4 bilhão de usuários ativos, é alvo constante de críticas por censurar imagens inócuas Reprodução

Ninguém está a salvo das políticas do Facebook. Uma estátua musculosa e viril do deus grego Netuno que enfeita uma grande praça no coração de Bolonha, na Itália, foi alvo da censura da maior rede social do mundo, após uma historiadora de arte italiana publicar uma imagem do monumento em sua página que conta curiosidades sobre o local.

Ao acessar o Facebook, ela deu de cara com uma declaração do Facebook, informando que a imagem não foi aprovada porque viola as políticas de nudez da rede social. "Ela apresenta uma imagem com conteúdo que é explicitamente sexual e que mostra o corpo em um grau excessivo", diz a mensagem do Facebook.

Elisa Barbari disse ter ficado indignada com esta decisão e, em protesto, mudou a sua imagem de capa da sua página para uma fotografia da estátua, em que apenas a parte traseira do monumento está visível. "Como uma obra de arte, nossa própria estátua de Netuno, pode ser objeto de censura?", disse, em entrevista ao jornal britânico The Telegraph.

O Facebook, que tem 1,4 bilhão de usuários ativos, é alvo constante de críticas por censurar imagens inócuas. Em janeiro do ano passado, o site foi acusado tirar do ar fotos da estátua da Pequena Sereia de Copenhague, na Dinamarca. A rede de mídia social fundada por Mark Zuckerberg em 2004 impediu uma usuária de carregar uma imagem do monumento histórico.

Em 2015, o Facebook publicou um guia de regras que diz aos usuários o tipo de conteúdo que eles não estão autorizados a postar, incluindo imagens de genitais e de nádegas nuas. A empresa disse que restringe a nudez porque algumas audiências da sua comunidade global podem ser sensíveis a este tipo de conteúdo.

LeiaJá também

--> Perfil no Instagram protesta contra censura de mamilos

--> Ação aquece debate sobre censura de mamilos no Facebook

--> Instagram confunde bolo com seio e bloqueia usuária

COMENTÁRIOS dos leitores