Pedido de retirada de conteúdo chega a casa de 1 bilhão

Google relata estar recebendo número cada vez maior de solicitações, inclusive tentativas de governos de censurar opiniões contrárias

por Wagner Silva qua, 15/02/2017 - 15:42

Após tentar “limpar” a internet dos sites piratas, a gigante das buscas está enfrentando problemas para atender a todos os pedidos de retirada de resultados dos mecanismos de procura. Com sua ferramenta que detecta automaticamente tentativas de plágio ou violação de conteúdo, o Google já alcançou a casa dos bilhões de requisições. Esses números cresceram significativamente no último ano, devido ao grande volume de empresas que estão adotando processos automáticos de detecção de fraude.

O que mais surpreende os programadores é o montante de solicitações de sites oficiais do governo dos EUA, como o da Casa Branca e o do Departamento de Justiça. Juntos, eles pedem a retirada de sites que usam o nome desses órgãos para fraudar processos ou aplicar golpes. Grandes companhias, como NASA, Netflix, BBC e New York Times também integram a lista.

A maioria das solicitações dos governos são referentes a conteúdo “pirateado”, como software sem licença ou filmes compartilhados de forma indevida. Mas funcionários do Google reportaram quepolíticos de alguns países estão tentando censurar opiniões que fazem oposição a seus governos ou ideias. De acordo com o site de buscas, o aumento das notificações também se deve ao fato de que os EUA abandonaram a sua política de notificação de pirataria, enquanto o Reino Unido aumentou a fiscalização, fazendo com que os “piratas” migrassem para servidores norte-americanos.

COMENTÁRIOS dos leitores