Vírus disfarçado de game rouba controle do seu smartphone

Ameaça foi identificada pela fabricante de antivírus Eset no Brasil e na Argentina

por Nathália Guimarães qua, 12/04/2017 - 12:46
Reprodução/ESET Ameaça é oferecida em uma loja online não oficial Reprodução/ESET

A fabricante de antivírus Eset emitiu um alerta nesta quarta-feira (12) sobre uma falsa versão do jogo ''FrontLine Commando D-Day'', disponível para dispositivos Android, que esconde um vírus. Uma vez instalado, o aplicativo malicioso realiza uma série de ações no dispositivo, que permitem a um hacker controlá-lo de maneira remota. Segundo a empresa, a ameaça foi identificada no Brasil e na Argentina.

A ameaça é oferecida em uma loja online não oficial, que promete uma versão especial do jogo, com armas e recursos ilimitados. Quando o usuário realiza o download do aplicativo, recebe uma mensagem de erro, informando que houve uma falha na instalação. No entanto, nesse momento, o arquivo realiza uma série de ações no dispositivo, que permitem a um hacker controlá-lo de maneira remota.

A partir desse momento, o responsável pelo ataque passa a ter controle sobre as mensagens de SMS, câmera, ligações e informações armazenadas no dispositivo e do cartão de memória, entre outros recursos. Os especialistas da ESET identificaram que apenas algumas versões antigas do sistema operacional Android estão vulneráveis ao ataque.

"Esse golpe reforça a importância de os usuários manterem os sistemas sempre atualizados, com o intuito de evitar brechas de segurança", afirma o presidente da ESET Brasil, Camillo Di Jorge. "Além disso, os internautas precisam ficar atentos na hora de baixar conteúdos da internet, buscando avaliações de outros usuários antes de fazer o download", complementa.

LeiaJá também

--> Vírus trava PC e obriga usuário a jogar game dificílimo

COMENTÁRIOS dos leitores