Realização da 6ª Campus Party Recife será definida em maio

Presidente do Instituto Campus Party informou, em entrevista exclusiva ao LeiaJá, que o evento está ameaçado por falta de verba pública

por Nathália Guimarães qua, 19/04/2017 - 15:52
Divulgação/Campus Party Brasil/Laryssa Moura Presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia Divulgação/Campus Party Brasil/Laryssa Moura

O Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife (PCR) têm pouco mais de 10 dias para dar o veredito final sobre a realização da 6ª Campus Party Recife, informou o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, em entrevista exclusiva ao LeiaJá nesta quarta-feira (19).

A organização da feira tecnológica e de empreendedorismo diz que a edição pernambucana está ameaçada por falta de verba pública e espera não ter que dar uma triste notícia para mais de 20 mil campuseiros em breve. Caso a resposta seja positiva, o evento será realizado novamente em formato reduzido, a chamada Campus Party Weekend.

Farruggia, que esteve em reuniões com o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), diz que, apesar da pressão dos campuseiros e da tradição que a feira já representa em Pernambuco, nenhuma decisão concreta foi tomada pelo poder público. Ele, no entanto, diz que está positivo sobre o assunto.

"Conversamos sobre as vantagens de conservar o evento na agenda e também sobre as desvantagens de perder a feira. Seria um pecado que o estado saísse deste circuito. O prefeito se comprometeu a conversar com o governador sobre o assunto para unir forças", informou.

A gestão municipal do Recife, por outro lado, se comprometeu com a organização da Campus Party a procurar patrocinadores privados. "As conversas foram positivas, senti que eles realmente querem realizar o evento, mas a situação econômica da cidade é complicada, e no momento eles têm outras prioridades. A decisão final será tomada no dia 2 de maio", disse Farruggia.

Mesmo com tantas incertezas, os campuseiros não se deixam abater. Uma comissão de 15 participantes do evento foi formada para acompanhar os diálogos entre a organização e o governo. "Nos reunimos e protocolamos ofícios pedindo a realização do evento, mas não obtivemos nenhuma resposta", disse a advogada Fernanda Barbosa, integrante do grupo.

Enquanto a indecisão deixa muitos campuseiros recifenses preocupados, Salvador comemora a realização da sua primeira Campus Party. A capital baiana recebe a feira tecnológica entre os dias 9 a 13 de agosto. Com a iniciativa, a cidade entra para o círculo internacional do evento, nascido na Espanha e que acontece em países como Singapura, Índia, Itália, Inglaterra, EUA, México e Argentina.

O LeiaJá entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI) e aguarda resposta.

LeiaJá também

--> Petição na web pede realização da 6ª Campus Party Recife

--> CBLoL reforça importância do Nordeste na área de eSports

--> Maratona da Campus Party chega ao fim com saldo positivo

--> Paul Zaloom, o Beakman, leva humor ácido para Campus Party

--> Campus Party Recife Weekend empolga novatos e decepciona veteranos

COMENTÁRIOS dos leitores