Microsoft quer tornar o uso de senhas coisa do passado

Gigante americana de tecnologia anunciou uma forma alternativa para que os usuários acessem suas contas

por Nathália Guimarães dom, 23/04/2017 - 10:11
Reprodução Em vez de memorizar uma senha longa e complexa, o usuário apenas integra sua conta ao aplicativo Microsoft Authenticator Reprodução

Algumas senhas podem ser realmente difíceis de memorizar - mas a Microsoft acha que tem uma maneira de acabar com elas. A gigante americana de tecnologia anunciou uma forma alternativa para que os usuários possam acessar suas contas, usando apenas um aplicativo em seus smartphones.

Em vez de memorizar uma senha longa e complexa, o usuário apenas integra sua conta ao Microsoft Authenticator. Ao tentar fazer login em algum serviço, o aplicativo envia uma notificação para o smartphone, pedindo que ele aperte um botão para começar a usar seu e-mail do Hotmail ou conta do Skype, por exemplo.

Segundo a Microsoft, o telefone faz o trabalho de proteger a conta sem senha para que o cérebro do usuário não precise memorizar nenhuma combinação de letras ou números. Mas o serviço também possui limitações.

Para usá-lo, é preciso ter acesso imediato ao telefone com o aplicativo instalado, caso contrário ainda é necessário memorizar as senhas. Enquanto isso, outras empresas estão trabalhando em tecnologias para substituir o uso destes códigos.

A MasterCard, por exemplo, anunciou que vai começar a testar um cartão de crédito que substitui a senha numérica por biometria para autenticar pagamentos. O smartphone Galaxy S8, da Samsung, pode ser desbloqueado tanto pelo leitor de impressões digitais quanto através do scanner de íris.

LeiaJá também

--> MasterCard lança cartão que substitui senha por biometria

COMENTÁRIOS dos leitores