Estudante cria sutiã capaz de detectar câncer de mama

Acessório foi concebido principalmente para mulheres com predisposição genética para a doença

por Nathália Guimarães qui, 04/05/2017 - 14:48
Reprodução Sutiã é equipado com cerca de 200 biosensores que mapeiam a superfície da mama Reprodução

Um estudante mexicano de 18 anos criou um sutiã inteligente que pode ajudar na detecção precoce do câncer de mama. O jovem Julian Rios Cantu disse que se inspirou na batalha da mãe contra a doença, que exigiu uma dupla mastectomia. O projeto foi premiado pelo Global Student Entrepreneur Awards (GSEA) e conquistou US$ 20 mil.

O sutiã, que Julian Rios desenvolveu com três amigos através da sua empresa Higia Technologies, está equipado com cerca de 200 biosensores que mapeiam a superfície da mama e monitoram sua temperatura, forma e peso. O acessório foi concebido principalmente para mulheres com predisposição genética para a doença.

Estudante de engenharia em Monterrey, Julian Rios explicou que os biossensores mapeiam a superfície da mama e podem determinar a condutividade térmica por zonas específicas. Mais calor indicaria mais fluxo de sangue, disse ele, indicando assim que aqueles vasos sanguíneos estão alimentando algum tipo de cancro.

"O sutiã coleta dados por meio da temperatura corporal. Assim que há uma má formação no seio ou um tumor, automaticamente ocorre uma super-vascularização. Portanto, quanto maior o fluxo de sangue, maior a temperatura", explicou o criador, em entrevista ao site Infobae.

LeiaJá também

--> Sutiã inteligente promete aliviar estresse

COMENTÁRIOS dos leitores