Novo golpe no WhatsApp usa FGTS para enganar usuários
Até o momento, mais de 360 mil pessoas já foram afetadas pela armadilha
Um novo golpe no WhatsApp usa o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como isca. De acordo com a PSafe, empresa brasileira de segurança e performance mobile, cibercriminosos estão disseminando no aplicativo mensagens falsas com um link que supostamente possibilitaria ao usuário conferir se está apto a receber R$ 1.760. Até o momento, mais de 360 mil pessoas já foram afetadas pela armadilha.
Segundo especialistas da companhia, o golpe é amplificado por meio de mensagens de contatos conhecidos ou de grupos do WhatsApp, dizendo que as pessoas que trabalharam com carteira assinada entre 1998 e 2016 podem receber até dois salários mínimos. Para fazer a consulta, no entanto, o usuário deve acessar um link e responder três perguntas.
Independentemente das respostas fornecidas, o usuário é encaminhado para uma nova página, incentivado a compartilhar o link com dez amigos via WhatsApp para, só então, poder consultar a lista. Desta forma, o cibercriminoso consegue disseminar com maior velocidade o seu golpe, atingindo um maior número de vítimas.
Em seguida, o usuário precisa se cadastrar em serviços de SMS pago ou é levado a fazer o download de aplicativos falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro. Segundo a PSafe, o pacote de mensagens que o trabalhador contrata, sem perceber, é de conteúdo adulto e efetua cobranças indevidas no seu plano telefônico.
Para não se tornar uma vítima de hackers, o gerente de segurança da PSafe, Emilio Simoni, reforça a necessidade dos usuários consultarem sempre páginas oficiais de empresas para se certificarem que se trata de uma oportunidade verídica.
"O usuário deve estar atento a qualquer tipo de promoções exageradas que chegam por mensagens, checando sempre se a promoção é real ao entrar em contato diretamente com a empresa ou órgão do governo", informa o especialista.
A PSafe também recomenda a adoção de um comportamento preventivo ao navegar na internet como, por exemplo, manter o sistema operacional dos smartphones sempre atualizado e só fazer download de apps em lojas oficiais, como a Google Play. Caso o usuário tenha caído no golpe, a companhia orienta entrar em contato com operadora e cancelar serviço de SMS pago.
LeiaJá também
--> WhatsApp em breve ganhará stickers para fotos e conversas