iPhone só existe por birra de Steve Jobs, diz ex-Apple

Ex-chefe do iOS diz que o smartphone emblemático só foi criado porque Steve Jobs tinha uma séria desavença com um funcionário da Microsoft

por Nathália Guimarães qua, 21/06/2017 - 11:04
Reprodução Steve Jobs, criador da Apple Reprodução

Se não fosse por um executivo em particular da Microsoft, que Steve Jobs aparentemente tinha uma séria desavença, a Apple talvez nunca tivesse criado o iPhone ou o iPad. Em uma palestra, o ex-chefe do iOS, Scott Forstall, disse que o emblemático smartphone foi criado para ser um tablet.

"Tudo começou porque Steve Jobs odiava uma pessoa na Microsoft. Toda vez que Steve tinha alguma interação com esse cara, ele voltava irritado", conta Scott Forstall. O executivo da Microsoft, que não teve o nome mencionado, se gabava dos planos da empresa criada por Bill Gates sobre tablets. Até que Steve Jobs decidiu enfrentá-lo.

Scott Forstall conta que depois de ter sido atormentado pelo executivo da Microsoft durante um jantar, que falava sobre como a empresa mudaria o mundo com seu tablet, Steve Jobs perdeu a paciência e, como relatado na biografia autorizada dele escrita por Walter Isaacson, decidiu produzir um produto parecido.

A ideia da Microsoft era criar um tablet para ser usado com uma caneta stylus, e, apesar de o iPad oferecer o acessório atualmente, Steve Jobs sempre foi contra o uso deste item. Durante o desenvolvimento do iPad, a Apple identificou que os smartphones estavam se tornando uma ameaça para o iPod e, portanto, os esforços foram desviados para um produto que iria se tornar o iPhone mais tarde.

O que Steve Jobs queria era criar um tablet para provar à Microsoft que poderia fazer melhor e, ao mesmo tempo, encolher o produto o suficiente para que ele coubesse no bolso dos consumidores e não precisasse da caneta stylus para ser usado. Assim foi criado o primeiro iPhone.

O iPhone original não foi tão bem recebido pela crítica como você poderia esperar no momento do lançamento em 2007. Ele foi comparado à outros smartphones da época, como o BlackBerry, por exemplo. "O que eles não conseguiram entender era que estávamos mudando todo o paradigma. Estávamos mudando a maneira como as coisas foram feitas", disse Scott Forstall.

LeiaJá também

--> Museu na Suécia reúne os maiores fracassos da tecnologia

--> Funcionários da Apple detidos por vender dados de usuários

COMENTÁRIOS dos leitores