Apple pode encerrar a produção do iPhone no Brasil

Impostos e custo de se fabricar um iPhone no país estão entre os fatores que influenciaram a decisão

por Nathália Guimarães seg, 03/07/2017 - 10:32
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo iPhone 7, da Apple Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Até o fim deste ano, a linha de montagem do iPhone no Brasil deve ser fechada. Isso porque a Foxconn, maior fabricante de eletrônicos por contrato do mundo e importante fornecedora da Apple, pretende encerrar suas atividades em solo nacional. As informações foram obtidas pela revista Istoé Dinheiro, que afirma ter ouvido fontes familiarizadas com o assunto.

A revista diz ter ouvido uma ex-funcionária da Foxconn que não quis se identificar. Segundo ela, até o fim deste ano, a linha do iPhone deve ser encerrada, acabando com a produção de equipamentos da Apple no mercado brasileiro. A Foxconn deve manter apenas a produção de produtos para outras empresas, assim como um entreposto de serviços.

Nos últimos anos, o Brasil recebeu seis fábricas da Foxconn - duas em Manaus, uma em Santa Rita do Sapucaí (MG) e três em Jundiaí (SP). Em 2011, o presidente da companhia, Terry Gou, prometeu investir US$ 12 bilhões no Brasil e empregar mais de 100 mil pessoas. Mas, por conta de uma série de fatores, incluindo impostos e o custo de se fabricar um iPhone no país, a produção nunca decolou.

Em abril, a Apple encerrou a produção do iPad no Brasil. Os tablets começaram a ser fabricados em território brasileiro no início de 2012, sendo que mais de 2 mil pessoas chegaram a trabalhar na produção. Dado o cenário atual, a expectativa é que os produtos da empresa fiquem mais caros por aqui.

LeiaJá também

--> iPhone só existe por birra de Steve Jobs, diz ex-Apple

COMENTÁRIOS dos leitores