Michelin cria pneu em impressora 3D que dispensa rodas

Empresa utilizou matéria-prima que não agride o meio ambiente e diz que iniciativa pode baratear custos na indústria automotiva

por Wagner Silva ter, 08/08/2017 - 17:27
Pneu também serve como roda e é fixado no eixo por conexão interna, dispensando o uso de parafusos Divulgação Pneu também serve como roda e é fixado no eixo por conexão interna, dispensando o uso de parafusos

A Michelin apresentou essa semana nos EUA os pneus feitos em uma impressora 3D. Os protótipos só se assemelham com os pneus convencionais em sua banda de rolagem (a parte que fica em contato com o chão). A nova versão de “pneu” tem uma estrutura que lembra fibras entrelaçadas e é composto de materiais 100% recicláveis e que não agridem a natureza no processo de fabricação.

O projeto é chamado de The Vision pela Michelin e o modo como é concebido dispensa o uso de rodas nos veículos. O conceito adotado pela fábrica francesa é de que o pneu e a roda sejam uma coisa só, minimizando o impacto ambiental e barateando os custos de fabricação. O vice-presidente executivo da empresa, Terry Gettys, disse que o princípio de pneu sem câmera que foi adotado na construção desse novo protótipo é usado em carros elétricos, presentes em campos de golfe.

Além de pioneira, a construção dos pneus permite a instalação de sensores, que monitoram a estrutura o tempo todo, enviando dados ao motorista. Caso haja algum tipo de problema que possa interferir na segurança dos ocupantes do veículo, o condutor é avisado.

COMENTÁRIOS dos leitores