Nestlé é processada pela Atari por propaganda do KitKat
Por conta dessa utilização indevida da ideia do jogo Breackout, a Atari processou a empresa de alimentos
Uma propaganda da Nestlé para o chocolate KitKat, no Reino Unido, gerou processo contra a marca. Isto porque o clássico dos games do Atari 2600, o jogo Breakout, foi utilizado na campanha publicitária sem autorização. Por conta dessa utilização indevida da ideia do jogo, a Atari processou a empresa de alimentos.
Além disso, o título do comercial é justamente o mesmo nome do jogo criado por Steve Jobs - antes da criação da Apple - e Steve Wozniak. A propaganda mostra pessoas sentadas no sofá jogando game onde o chocolate é quebrado por uma bolinha, estilo bem parecido com o Breakout. Diante disso, o processo registrado na corte de São Francisco, nos Estados Unidos, diz "é tão clara e descarada que a Nestlé não pode dizer que é uma infratora inocente”. A empresa ainda alega que a Nestlé quis lucrar utilizando a nostalgia. Em contrapartida, a companhia alimentícia declarou à imprensa local que esta é uma propaganda exibida no Reino Unido em 2016 e que eles não pretendem utilizá-la novamente.
A criação do Breakout
Esta foi uma criação partida de um desafio lançado pela Atari para quem conseguisse desenvolver um jogo com menos de 120 chips de circuito integrado. Em troca, o desenvolvedor ganharia US$ 5 mil. Quem levou o prêmio foi Jobs e Wozniak. O game lembra um jogo de ping-pong e squash em que o usuário tem que quebrar blocos e não deixar a bolinha cair.