Uber é acusada de espionagem pelo FBI em Nova York

Software chamado de Uber Hell monitora motoristas e tentam impedir que eles trabalhem para as duas plataformas

por Wagner Silva sex, 08/09/2017 - 13:58

 O Uber está sendo acusado pelo FBI de espionar os aplicativos rivais. De acordo com o escritório da agência em Nova York, o Uber Hell, que é um software criado secretamente para expor vulnerabilidades dos concorrentes, está interferindo ilegalmente nas operações de seu competidor, Lyft. De acordo com o Wall Street Journal, a empresa está colaborando com as investigações.

O programa já havia sido rastreado anteriormente (o Uber passou a utilizá-lo dois anos atrás) e foi constatado que ele monitorava as atividades dos motoristas do Lyft, entre 2014 e 2016, quando foi revelado. Ele é usado para verificar se o motorista dirige para as duas plataformas, Uber e Lyft, e tenta bloquear a conta da segunda opção, obrigando o motorista a trabalhar apenas para o Uber.

Não é a primeira vez que o Uber aparece mal na foto este ano, várias acusações de abusos e cobranças indevidas fizeram com que a empresa pagasse valores devidos aos motoristas por erros de cálculo no aplicativo no começo de 2017. Depois de declarações polêmicas e acusações de racismo, o CEO Travis Kalanick foi desligado da empresa e, por fim, o Uber foi processado pela Alphabet, empresa “irmã” do Google, por piratear tecnologia empregada em veículos autônomos.

COMENTÁRIOS dos leitores