App do Uber pode espionar smartphone do usuário

Uber foi o único app disponível para iPhone que recebeu acesso ao recurso privado

por Nathália Guimarães sex, 06/10/2017 - 11:03
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo App do Uber para iPhone Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O aplicativo Uber para iOS recebeu um privilégio exclusivo no sistema operacional que permite que o app visualize e potencialmente registre qualquer coisa na tela do iPhone sem o conhecimento do usuário. As informações foram descobertas pelo pesquisador Will Strafach e divulgadas pelo site ZDNet.

Mas o Uber não está fazendo isso de forma ilícita. Isso porque a Apple concedeu uma permissão especial ao aplicativo. Em resposta, o Uber afirma que recebeu o alvará para melhorar seu app para o Apple Watch, o relógio inteligente da Apple, e que futuras versões do software vão remover esta função.

Muitos apps de gravação de tela usam esse essa função sem a permissão do fabricante do smartphone, como o iRec, que é executado apenas em dispositivos com jailbreak. 

O especialista em produtos da Apple, Luca Todesco, disse ao site ZDNet que esta é uma permissão perigosa, pois representa uma fraqueza na segurança do app e deixa seus usuários mais vulneráveis a ataques hackers. "Ela pinta um alvo muito grande em cima do aplicativo", informou.

COMENTÁRIOS dos leitores