Bateria de asfalto pode carregar smartphones em 5 minutos

Além de mais potente, bateria criada por pesquisadores dos EUA é mais segura

por Nathália Guimarães seg, 16/10/2017 - 11:13
Wikimedia Commons Bateria criada por cientistas nos EUA é capaz de carregar um dispositivo em apenas 5 minutos Wikimedia Commons

Uma bateria criada por cientistas da Universidade de Rice, nos EUA, é capaz de carregar um dispositivo em apenas 5 minutos, até 20 vezes mais rápido do que aquelas encontradas nos smartphones atualmente. Isso tudo graças a um novo componente - o asfalto.

Em um estudo publicado recentemente, os pesquisadores desenvolveram ânodos com carbono poroso feito de asfalto excepcionalmente estáveis ​​após mais de 500 ciclos de carga e descarga.

Para criar essa nova bateria, os cientistas adicionaram um derivado de asfalto chamado gilsonite como um novo ingrediente, e descobriram que isso aumentava tanto a capacidade do componente quanto a velocidade de carregamento.

"A capacidade dessas baterias é enorme, mas o que é igualmente notável é que podemos realizar uma carga de 0 a 100% em cinco minutos, em vez das típicas duas horas ou mais necessárias com outras baterias", informou o químico James Tour.

Os testes também revelaram que o processo não cria dendritos de lítio, componentes que podem fazer com que a bateria apresente defeitos após muito tempo de uso, causando falhas e até explosões. É justamente o carbono derivado do asfalto que evita este problema.

Os pesquisadores, no entanto, não disseram se ou quando essas baterias poderiam estar disponíveis.

LeiaJá também

--> Apple investiga problemas na bateria do iPhone 8 Plus

COMENTÁRIOS dos leitores