Rede social chinesa já vale mais que o Facebook
Empresa chegou a ser avaliada em US$ 522 bilhões
A Tencent, a gigante da internet chinesa que está por trás do aplicativo de mensagens do WeChat, superou o valor de mercado do Facebook depois de se tornar a primeira empresa na China a valer mais de US$ 500 bilhões. Além do WeChat, a companhia possui franquias de jogos online, como os sucessos mundiais ''League of Legends'' e ''Honour of Kings''.
Por nome, a empresa é pouco conhecida no Brasil, mas o aplicativo WeChat domina na China, onde o Facebook, Twitter e Google são banidos. O app tem cerca de 500 milhões de usuários no país oriental e quase 1 bilhão no total.
Ao contrário da maioria dos aplicativos de mensagens, o WeChat é muito mais do que um mero serviço de comunicações, mas atua como uma espécie de portal que oferece milhares de produtos e serviços diferentes, desde pagamentos até atendimento ao cliente.
A empresa também tem participação na Snap, a companhia por trás do Snapchat, no aplicativo de carona Lyft e na fabricante de carros elétricos Tesla. Esse cenário ajudou as ações da Tencent a mais do que dobrarem de valor este ano. O desafio para Tencent agora, dizem os analistas, é exportar o sucesso obtido na China para outros mercados.