Esquema de fraude minera bitcoins às custas do usuário

Software se instala silenciosamente no computador da vítima e gera dinheiro criptografado para os criminosos

por Nathália Guimarães ter, 02/01/2018 - 12:36
Pexels Pesquisadores identificaram um esquema de fraude de mineração de criptomoedas Pexels

Os pesquisadores da Kaspersky Lab identificaram um esquema de fraude que distribuiu e instalou secretamente um software de mineração de criptomoedas, como o bitcoin, nos computadores de usuários por meio de versões piratas de programas muito usados no trabalho e no lazer, como editores de fotos e de texto.

Segundo a Kaspersky Lab, diversos sites ofereciam o download de software pirata gratuito, inclusive de utilitários e aplicativos conhecidos, para se infiltrarem nos computadores das vítimas. Os criminosos usaram nomes de domínio semelhantes aos reais. Ao finalizar o download, o usuário recebia um arquivo comprimido com um programa de mineração embutido.

O arquivo comprimido de instalação vinha com arquivos de texto com informações de inicialização, como endereços de carteiras e pools de mineração - uma espécie de servidor que reúne vários participantes e distribui a tarefa entre seus computadores.

Depois de instalados, os mineradores começavam a funcionar silenciosamente no computador da vítima, gerando dinheiro criptografado para os criminosos. De acordo com a pesquisa da Kaspersky Lab, em todos os casos eles usaram o software do projeto NiceHash, que sofreu recentemente uma violação de cibersegurança importante.

"Embora não seja considerado malicioso, o software de mineração reduz o desempenho do sistema do dispositivo, o que inevitavelmente afeta a experiência geral do usuário. Ele também aumenta a conta de energia elétrica da vítima", disse o analista de malware da Kaspersky Lab, Alexander Kolesnikov.

"Claro, algumas pessoas podem não se importar de saber que desconhecidos estão enriquecendo às suas custas, mas recomendamos que os usuários resistam, pois mesmo não sendo realizadas usando software malicioso padrão, essas atividades são fraude", complementa.

LeiaJá também

--> Gêmeos rivais de Zuckerberg ficam bilionários com bitcoin

COMENTÁRIOS dos leitores