Brasil fica em 52º lugar no ranking de velocidade do 4G

Enquanto no Brasil a média de velocidade é de 19,67 Mbps, em Cingapura esse número é de 44,31 Mbps

por Nathália Guimarães ter, 20/02/2018 - 14:14
Pixabay Apesar de estar mais disponível, o 4G do Brasil ainda funciona mal Pixabay

Apesar de estar mais disponível, o 4G do Brasil ainda funciona mal. É o que aponta o relatório de fevereiro da empresa britânica OpenSignal, que avalia a qualidade da internet de 88 países. Segundo a pesquisa, o Brasil fica em 52º lugar no ranking de velocidade, com média de 19,67 Mbps. Para se ter uma ideia, Cingapura, que ocupa a primeira posição na lista, tem média de 44,31 Mbps.

Segundo a OpenSignal, a velocidade do 4G pode depender de muitos fatores, como a quantidade do espectro dedicada ao LTE, se o país adotou as novas tecnologias 4G, a densidade das redes e a quantidade de pessoas usando ao mesmo tempo. Em geral, porém, os melhores colocados no ranking tendem a ser aqueles que passaram a usar o padrão mais moderno chamado LTE-Advanced.

"As velocidades de 4G têm se estabilizado temporariamente, mas a disponibilidade do 4G certamente não tem. Operadoras em todo o mundo espalharam seus sinais LTE para mais e mais locais, dando aos consumidores acesso sem precedentes às conexões de banda larga móvel", ressalta a OpenSignal no relatório.

No ranking de alcance, o Brasil ocupa a 78ª posição, com o sinal 4G disponível 61,26% do tempo. Na Coreia do Sul e no Japão, que lideram a lista, a disponibilidade da rede é de mais de 94%. O relatório da OpenSignal levou em conta mais de 58 bilhões de medições de 4,8 milhões de usuários entre os dias 1º de outubro e 29 de dezembro de 2017.

COMENTÁRIOS dos leitores