Microsoft vai obrigar usuários a usar o navegador Edge

Empresa vai tornar seu próprio browser a ferramenta padrão para abrir links de e-mail no Windows

por Nathália Guimarães ter, 20/03/2018 - 11:01
Reprodução/Microsoft Navegador Edge foi criado para substituir o Internet Explorer Reprodução/Microsoft

A Microsoft quer te obrigar a usar o navegador Edge, que foi criado para substituir o famigerado Internet Explorer. A empresa tem lutado para convencer as pessoas a abandonar o Google Chrome e para isso vai tornar seu próprio browser a ferramenta padrão para abrir links de e-mail no Windows, independentemente das escolhas de cada usuário.

Nas notas de lançamento da última versão do Windows 10, a empresa diz que começou a testar a ferramenta. "Os links clicados no aplicativo Windows Mail serão abertos no Microsoft Edge, que fornece a melhor experiência, mais segura e consistente no Windows 10 e em todos os seus dispositivos", disse a companhia.

O Windows Mail é o serviço de e-mail padrão que vem pré-instalado no Windows 10, suportando diversos provedores diferentes, incluindo o Gmail do Google. Mas essa não é a primeira vez que a empresa tenta forçar os usuários a, pelo menos, experimentar seu browser de internet.

Quando um usuário tenta alterar o navegador padrão no Windows 10, o sistema pede que a pessoa se certifique de que realmente deseja realizar a mudança ou se prefere continuar usando o Microsoft Edge.

Apesar de o Windows 10 estar instalado em 36% dos computadores globalmente, de acordo com os dados da consultoria StatCounter, o Edge é usado apenas por 4% dos usuários, atrás do Internet Explorer, do Firefox e do Google Chrome, que segue na liderança com 67,5% de preferência.

COMENTÁRIOS dos leitores