Uber notifica brasileiros afetados em ataque hacker
Na mensagem que chega por e-mail, a empresa pede desculpas aos clientes
A Uber começou a notificar nesta quarta-feira (11) os brasileiros que tiveram suas informações vazadas no ataque hacker de 2016 que afetou 57 milhões de seus usuários em todo o mundo. No Brasil, 196 mil pessoas foram atingidas. Na mensagem que chega por e-mail, a empresa pede desculpas aos clientes.
A companhia detalha também que tipo de informações pessoais do usuário foram expostas. Entre elas estão nome, e-mail e número de celular. Dados do cartão de crédito dos clientes, data de nascimento e o histórico geográfico das viagens, porém, não foram acessados pelos cibercriminosos.
"Como você sabe, a Uber descobriu um incidente de segurança que ocorreu em 2016. Tratamos deste tema com muita seriedade e trabalhamos com uma empresa especialista terceirizada para entender o impacto do ocorrido. Não identificamos nenhuma fraude ou uso indevido relacionado ao incidente, mas queremos garantir que você tenha conhecimento do que ocorreu, já que envolve informações suas", diz a empresa no e-mail.
A empresa descobriu o ataque ainda no fim de 2016, mas tentou manter segredo sobre o vazamento e, para isso, pagou US$ 100 mil para os hackers responsáveis pelo roubo destruírem os dados roubados. O escândalo só veio a público em 2017, quase um ano depois.
"A Uber se desculpa pelo incidente. Nós temos orgulho em representar da melhor forma possível os interesses de nossos usuários e motoristas-parceiros no Brasil e estamos comprometidos em manter a integridade e segurança de sua informação pessoal" conclui a empresa, no e-mail enviado aos clientes.
LeiaJá também
--> Uber vai permitir alugar carro e bicicletas no aplicativo