Facebook usa sistema para avaliar se usuário é confiável

Sistema de classificação foi desenvolvido nos últimos 12 meses

por Nathália Guimarães qui, 23/08/2018 - 08:59
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Facebook começou a avaliar a confiabilidade de seus usuários para saber se deve levar em consideração quando uma pessoa envia à empresa um relatório informando que determinada notícia pode ser falsa. Segundo informações do jornal The Washington Post, o Facebook vê o sistema como uma ferramenta valiosa para eliminar a desinformação.

As classificações de confiança entraram em vigor no ano passado, e foram desenvolvidas como parte da luta do Facebook contra histórias falsas e maliciosas. O Facebook depende, em parte, de relatórios de usuários para flagrar essas histórias em sua plataforma.

Se um determinado número de pessoas relatarem uma notícia como falsa, um funcionário da extensa equipe de verificação de fatos examinará a veracidade da história. Mas checar todas elas é praticamente impossível. Por isso, a rede social criou o sistema de classificação.

Se alguém relata regularmente as histórias como falsas, e uma equipe de verificação de fatos mais tarde descobrir que as informações realmente não procedem, a pontuação de confiança deste usuário aumentará.

"As pessoas geralmente relatam coisas com as quais simplesmente não concordam", disse a gerente de produto do Facebook para combater a desinformação, Tessa Lyons. Segundo o escritório do Facebook no Brasil, a classificação é utilizada para evitar o uso indevido da ferramenta de denúncia.

"Estamos desenvolvendo um processo para proteger nossa comunidade de pessoas que denunciam de forma indiscriminada conteúdos como sendo falsos na tentativa de burlar as regras da plataforma. Fazemos isso para ter certeza de que nossa luta contra a desinformação seja mais efetiva", afirmou a empresa, por meio de sua assessoria.

LeiaJá também

--> WhatsApp terá backup ilimitado de mensagens no Google

COMENTÁRIOS dos leitores