Ônibus 100% elétrico está sendo testado em Salvador

A prefeitura está averiguando a funcionalidade do veículo e estuda a possibilidade de colocar esses ônibus para a população

por Jameson Ramos ter, 07/05/2019 - 18:38
Bruno Concha/Secom Os testes foram feitos nesta última sexta-feira (3) Bruno Concha/Secom

Produzido em Campinas, São Paulo, um ônibus 100% elétrico foi testado nas ruas de Salvador, capital da Bahia. O veículo da empresa chinesa BYD tem capacidade para transportar 51 passageiros em pé e 26 sentados e não transmite qualquer tipo de poluição ao meio ambiente.

O ônibus possui dois motores, sendo um em cada roda, freio ABS, potência de 400cv e consegue rodar em 250 km com a bateria completa, que leva até 4h para ser recarregada. O sistema de carregamento da bateria é feito em uma central de abastecimento, que pode ser instalada na garagem dos ônibus.

O veículo é conectado em uma tomada até concluir o processo. “Nós estamos testando as questões da autonomia e da logística do carregamento, assim como a funcionalidade do veículo. A gente precisa garantir que o ônibus elétrico tenha as mesmas condições que tem um ônibus a diesel”, frisa Fábio Mota, secretário de mobilidade de Salvador.

A assessoria de Salvador aponta que os testes estão servindo para ver como é a funcionalidade desses veículos e já estudam possibilitar esta realidade automotiva para a população.

COMENTÁRIOS dos leitores