Bateria de iPhone 5s explode em assistência técnica

Usuário do Reddit publicou vídeo em que é possível ver o momento da explosão

por Katarina Bandeira ter, 30/07/2019 - 16:33
Reprodução/Reddit Em 2018, a Apple trocou mais de 11 milhões de baterias de seus clientes Reprodução/Reddit

Há alguns dias um usuário do Reddit postou o exato momento em que a bateria de iPhone 5s explode em sua mesa de trabalho. Nas imagens, é possível ver que um dos funcionários da assistência técnica - supostamente o que fez a publicação na rede social - retira a bateria estufada do aparelho. Em segundos, o componente explode próximo ao rosto do rapaz, que pisoteia o aparelho, em seguida, para tentar apagar as chamas.

Apesar de ter conseguido controlar o fogo, o que o técnico fez não é aconselhável. Porque as baterias de celular são compostas por diversos elementos químicos, que não costumam ser extinguíveis apenas quando abafados com o pé, por exemplo. O indicado, nesse tipo de situação, é jogar areia ou - caso haja acesso - usar o extintor. Água, apenas se o aparelho que estiver pegando fogo estiver desconectado da energia.

É possível que a explosão tenha sido causada por um inchaço na bateria, feita de íon de lítio, que quando perfurada pode ocasionar incêndios e explosões. Essa não é a primeira vez que usuários de aparelhos da maçã sofrem com problemas desse tipo. Só em 2018 a Apple trocou mais de 11 milhões de baterias de clientes que tiveram problemas. Felizmente, no acidente da assistência técnica, ninguém saiu ferido.

COMENTÁRIOS dos leitores