Aumenta o consumo de Podcasts no Brasil
Plataformas de streaming como Deezer e Spotify apresentam pesquisas que indicam crescimento de 67% no número de ouvintes do formato
O Spotify divulgou nesta sexta-feira (1º), uma pesquisa realizada dentro da plataforma sobre o consumo de podcasts no Brasil. De acordo com a companhia há um aumento de 21%, mensal, no número de ouvintes do formato desde janeiro de 2018 - apenas em seu serviço de streaming. Mas ele não está sozinho. Outra plataforma que também endossa o crescimento, cada vez maior, do consumo desse tipo de conteúdo é um de seus maiores concorrentes nacionais, o Deezer.
Dezenas de milhões de usuários transmitem conteúdo de podcast mensalmente em todo mundo e com a criação de mais programas e o crescente aumento do público, a tendência é que plataformas do gênero caiam cada vez mais na rotina dos brasileiros. A pesquisa divulgada pelo Deezer, feita entre usuários de plataformas de streaming, aponta que o consumo de podcasts no país subiu 67% este ano.
Números
Realizado em julho, o estudo analisou respostas do Brasil, França e Alemanha, entre ouvintes de podcast em geral. A média de crescimento de uso do Brasil ficou 17% acima da soma entre os três países, que foi de 50%. A maioria dos entrevistados, correspondente a 47%, tinham entre 24 e 35 anos. Outros 25% tinham entre 35 e 45 anos, enquanto 17% possuíam mais de 45 e 11% correspondiam a jovens entre 16 e 24 anos. A pesquisa também revelou que entre os usuários brasileiros, 25% escuta mais de 1 hora de podcast por dia. Mas esses não foram os primeiros estudos sobre o aumento do consumo.
Nunca vi nem ouvi, eu só ouço falar
Apesar da crescente popularização do formato o Brasil possui 120 milhões de internautas em que, 32% deles - ou seja 38,4 milhões de pessoas - sequer sabem o que é um podcast. Os números foram divulgados pelo Ibope, em uma pesquisa que entrevistou duas mil pessoas entre os dias 15 e 18 de janeiro, com margem de erro de dois pontos percentuais. Existente há mais de 10 anos, o formato hoje contempla uma audiência de 40% da população brasileira, que já ouviu ou é ouvinte de algum programa de áudio pela internet.