Google dá dicas para manter sua internet segura

Empresa ressalta recursos existentes em suas plataformas para deixar a navegação livre de imprevistos

por Katarina Bandeira ter, 11/02/2020 - 15:45
Google /Reprodução Empresa tem diversas ferramentas para garantir a segurança de seus usuários Google /Reprodução

A equipe do Google aproveitou o Dia da Internet Segura, celebrado nesta terça-feira (11) para lembrar aos usuários de suas plataformas estratégias para evitar riscos online. A empresa focou principalmente na interação das crianças com a tecnologia. Mas lembrou que tem ferramentas como a Verificação de Segurança, o gerenciador de senhas, o Family Link, e o Teste de Phishing - que ensina a não clicar em e-mails maliciosos. 

5 dicas práticas para você usar em plataformas do Google

1. Denuncie conteúdos inadequados no YouTube. A empresa afirma que, apesar de fazer um controle rigoroso sobre os conteúdos, alguma coisa pode passar despercebida e, por isso, precisa da ajuda dos usuários. Você pode acompanhar cada caso no seu histórico de denúncias para saber o andamento de cada uma, dentro da plataforma. 

2. Saiba mais sobre quais dados o Google está coletando sobre você. Há algum tempo a empresa anunciou que seria possível excluir sua atividade do YouTube e no Google Maps. Os usuários que querem uma navegação ainda mais privada podem entrar em modo anônimo, fazendo com que a empresa não rastreie seus dados.

3. Com novas atualizações na assistente de voz, também é possível fazer com que seu telefone para de prestar atenção no que você está dizendo. Caso a assistente do Google seja acionada por algo que você disse em voz alta, basta dizer “Ok, Google, isso não era para você” e ela pedirá desculpas e deixar de ouvir. 

4. Verifique suas configurações de segurança e mantenha suas senhas a salvo. Acesse a Verificação de Segurança do seu smartphone ou navegador, para ajudar a proteger seus dados e dispositivos. Nela é possível gerenciar quais aplicativos de terceiros têm acesso aos dados da sua conta e também realizar o Check-up de Senha, no qual você descobre se alguma das suas senhas é fraca e como alterá-la. O  Google também possui um Gerenciador de Senhas na sua Conta para ajudar a lembrar e armazenar com segurança senhas fortes para todas as suas contas online.

5. Experimente o YouTube Kids com controle parental. Por último, uma das preocupações da empresa vem sendo o conteúdo gerado para crianças e sua plataformas. Por conta disso, a empresa recomenda que os pais usem o YouTube Kids para permitir que crianças menores de 13 anos assistam vídeos aconselhados para sua faixa etária. O YouTube Kids é um aplicativo separado, com vídeos voltados para a família e com controle dos pais. 

COMENTÁRIOS dos leitores