Golpe promete prêmios a jogadores de Free Fire

Mensagem afirma que, durante o período de isolamento social, a empresa desenvolvedora do jogo está dando 1 mil diamantes, além de passes gratuitos

por Katarina Bandeira ter, 28/04/2020 - 11:06
Golpe vem sido disseminado pelo WhatsApp Kaspersky/Divulgação Golpe vem sido disseminado pelo WhatsApp

Nem os jogadores de Free Fire parecem ter escapado dos mal-intencionados da internet. Um golpe que circula via WhatsApp promete prêmios falsos aos jogadores durante o período do isolamento social. A fraude foi identificada pela empresa de cibersegurança Kaspersky, que tem alertado a população contra golpes de phishing nas redes sociais. 

De acordo com a empresa a mensagem que circula no mensageiro afirma que, durante o período de isolamento social, a empresa desenvolvedora do jogo (Garena) estará dando mil diamantes (que são as moedas ou dinheiro usados para comprar itens no game) e passes gratuitos, que oferecem itens para o jogador.

Caso a vítima clique no link, ela é direcionada para uma página fraudulenta que pede para o jogador responder três perguntas sobre sua rotina de jogo: quantas horas o internauta joga por dia; se ele gosta do jogo; e de qual liga ele faz parte. Em cada resposta, uma nova janela é aberta e é onde o golpe se concretiza.

A Kaspersky identificou que, após os cliques, os usuários passam a receber anúncios, pedidos de participação em pesquisas online (geração de tráfego) e scareware, que de acordo com a empresa seria "uma engenharia social que visa gerar uma percepção de medo para fazer com que a vítima baixe uma solução para o problema apresentado, como uma suposta infecção no dispositivo ou a necessidade de baixar uma VPN para seguir acessando o link". 

A conta oficial do game no Twitter criou uma publicação para ajudar seus jogadores a não cair em golpes online. "Dedo indicador apontando para a direita (costas da mão) Suspeite sempre de links recebidos por e-mails, SMSs ou mensagens de WhatsApp. Não entramos em contato via SMS ou WhatsApp, ok? E quando acontece envio de email, SEMPRE usamos e-mails oficiais @garena para falar com vocês", escreveu.

Embed:

A Kaspersky identificou scareware em português, inglês e espanhol. Por fim, o golpe pede para a vítima compartilhar a "promoção" com dez contatos via WhatsApp. É importante desconfiar de qualquer mensagem que peça para você compartilhar com mais pessoas. Para saber como se proteger de fraudes online, confira as dicas da Polícia Federal sobre o assunto

COMENTÁRIOS dos leitores