Conheça a rotina de quem produz conteúdo para a internet

Youtubers orientam buscar um diferencial próprio e estudar as diversas plataformas

por Alfredo Carvalho qua, 12/08/2020 - 15:26
Pikist Pikist

Produzir conteúdo para os meios digitais parece simples aos olhos do público, mas é uma tarefa que requer tempo, elaboração e investimento financeiro. O retorno não é imediato e, embora não seja algo novo, o material online ganhou ainda mais destaque na pandemia. Com todo o mundo de olho na internet, aqueles que atuam na área enfrentam diversos desafios para manter o engajamento.

Para os novatos, o desafio é fazer com que o conteúdo se destaque em meio a tantos outros oferecidos. "É preciso acertar o tema, momento e a forma de apresentá-lo. Relacionado a isso, há também os algoritmos de entrega de conteúdo das plataformas, em constante mudança, que 'forçam' os criadores de conteúdo a se adaptarem às novas regras, políticas e tendências", explica o youtuber Matheus Carpenedo, 24 anos, do canal "Carpenedo".

O youtuber Matheus Carpenedo | Foto: Arquivo Pessoal

Nesse cenário, muitos influencers precisam dividir o tempo de produção com outra profissão. "A maioria dos produtores não consegue viver exclusivamente da internet. Criar bom conteúdo demanda tempo, então exige ainda mais disciplina e dedicação", comenta Carpenedo.

Aqueles que estão começando devem apostar em seus diferenciais, pois só assim terão chances de destaque na multidão. "Outra coisa importante é estudar o mercado antes de sair produzindo, ter boas referências e evitar erros que outros já cometeram", aconselha o youtuber.

A busca pela informação correta na internet também é um desafio, pois o ambiente digital coleciona registros não confiáveis. "Não digo só na questão de fake news. Tem muita informação que as pessoas realmente acreditam que estão corretas, mas na verdade estão erradas", aponta o youtuber Andrei Bedene, 30 anos, do canal "Andrei Bedene".

Ele recorda que em 2012 fez um vídeo contando a origem do desenho "He-Man" (Mattel), e falou que os brinquedos do personagem foram criados para concorrer com os produtos da franquia "Star Wars". Na época, muitos o criticaram dizendo que, na verdade, o boneco surgiu por causa do filme "Conan, o Bárbaro" (1982). "Essa era uma informação errada que se espalhou pela internet e todo mundo assumiu como verdade. Todo o meu vídeo foi feito com base no livro escrito pelo próprio Roger Sweet [um dos criadores de 'He-Man']".

O youtuber Andrei Bedene | Foto: Arquivo Pessoal

Essa situação ocorreu em outros vídeos produzidos por Bedene, que precisa driblar várias informações falsas para obter a verdadeira e compatilhá-la com o público. Por conta disso, o consumo de tempo na hora de pesquisar e escrever os roteiros é maior, o que resulta em menos vídeos publicados. "Escolhi esse caminho mais difícil porque quero um dia olhar pra trás e sentir orgulho de todos os vídeos que eu produzi", relata o youtuber.

Antes de criar um canal de vídeo, Bedene sugere que é importante entender o ecossistema da plataforma em que o produtor queira engajar o conteúdo, ou seja, estudá-la por alguns meses, entender as regras de monetização, roteiros e câmeras. "Depois disso, você precisa se perguntar qual é o seu objetivo com esse trabalho, por que você está fazendo isso e onde você quer chegar. Se não tiver isso em mente, provavelmente você não vai sair do lugar. Ou vai desistir na primeira dificuldade", orienta.

Também é necessário criar estratégias e organizar as ideias para garantir o objetivo. "Depois você precisa colocar em prática, ter disciplina e manter uma frequência de vídeos, ou posts seja no YouTube, em blog, Instagram ou outros", aponta o criador de conteúdo. "O segredo do sucesso no YouTube é persistência", finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores