YouTube lança novo formato de anúncios apenas em áudio

Objetivo da rede é investir no mercado de streaming e conseguir melhor engajamento com os usuários

por Vitória Silva qua, 18/11/2020 - 12:55
Divulgação/Google O Google incentiva que os patrocinadores se adaptem ao formato Divulgação/Google

Segunda rede mais utilizada do mundo, o YouTube acaba de dar mais um passo em direção ao mercado de streaming. A plataforma visual apresentou os anúncios de áudio, desenvolvido para conectar as marcas com o público. Atualmente em estágio beta, a nova proposta recebeu retorno positivo nos estudos do grupo. A divulgação do novo formato de anúncio foi feito na terça (17) pela Gerente de Produtos do YouTube Ads, Melissa Hsieh, na plataforma oficial do Google.

O grupo informou que os anúncios em áudio ajudam o usuário a expandir o alcance e aumentar o conhecimento da marca de maneira eficiente, com criações baseadas em áudio e os mesmos recursos de medição, público e segurança de marca de suas campanhas de vídeo.

Durante os meses de teste alfa, o mecanismo de busca descobriu que mais de 75% das campanhas de anúncios em áudio medidas no YouTube geraram um aumento significativo no conhecimento da marca.

O mesmo aconteceu com o Shutterfly, que usou anúncios de áudio para influenciar a consideração de compra entre os compradores interessados, gerando aumentos acima do benchmark de 14% de aumento no recall do anúncio, e 2% de aumento na preferência entre seu público-alvo.

“A música sempre desempenhou um papel importante na cultura e na vida cotidiana. É uma maneira confiável de capturar um público que se envolve com o conteúdo que adora, mas para a maioria das marcas, não está disponível no YouTube. Com o streaming de videoclipes em alta - mais de 50% dos espectadores conectados que consomem conteúdo musical dedicam, no mínimo, 10 minutos a esse tipo de conteúdo por dia - estamos apresentando novas soluções para que sua marca seja vista, ouvida e reconhecida”, afirmou Hsieh.

Com números favoráveis, a nova publicidade tem chances de se tornar padrão dentro da plataforma. O Google incentiva que os patrocinadores se adaptem ao formato, e a intenção é que o conteúdo veiculado tenha cerca de 15 segundos e que seja similar aos comerciais de rádio, não apenas vídeos sem imagens.

Além dos anúncios, o YouTube também lança novos alinhamentos musicais, dedicados a canais focados em músicas de gêneros populares, como a música latina, o Hip Hop e o K-pop, para auxiliar no engajamento com os grupos ouvintes.

Melissa Hsieh conclui as considerações sobre o lançamento afirmando que o formato é o novo “adequado” aos anunciantes. “Os anúncios de áudio estão disponíveis em beta no Google Ads e Display & Video 360 com as mesmas opções de segmentação de público, estratégias e recursos de medição de Brand Lift das suas campanhas de vídeo do YouTube. Usando anúncios em vídeo e áudio juntos, você pode alcançar mais pessoas com o formato de anúncio mais adequado para sua experiência única no YouTube”, disse.

COMENTÁRIOS dos leitores