Brasil: Clubhouse chega aos celulares Android nesta terça

A rede social, antes exclusiva para iPhone, possibilita ao usuário abrir uma sala de bate-papo e conversar ao vivo com pessoas de todo o mundo

por Kauana Portugal ter, 18/05/2021 - 10:44
Unsplash Aplicativo Clubhouse chegou ao Android Unsplash

O Clubhouse, rede social baseada em áudio, e que ficou conhecida após a aparição de celebridades da tecnologia como Elon Musk e Mark Zuckerberg, chega aos celulares Android do Brasil nesta terça-feira (18). Usuários do Japão e da Rússia também receberão a nova versão do aplicativo, que já está disponível nos Estados Unidos.

Com o sistema de convites exclusivos e lista de espera, a rede social em que qualquer usuário pode abrir uma sala de bate-papo e conversar com pessoas de todo o mundo chegou ao Brasil no início de 2021 - somente para celulares iOS - e tornou-se um sucesso, valorizando diálogos ao vivo e sem apelos visuais durante a pandemia.

A aprovação do Clubhouse foi tão grande que resultou em uma incorporação dos seus recursos em outras redes sociais. O Twitter, por exemplo, lançou o Spaces, funcionalidade que permite que um grupo de até 10 pessoas se reúna para debater um assunto diante de uma audiência. 

Em abril, de acordo com a agência Reuters, o Clubhouse fechou a última rodada de investimento com avaliação em 4 bilhões de dólares, pouco mais de um ano após a fundação da empresa em março de 2020, por Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e Paul Davidson, empresário do Vale do Silício.

Problemas da plataforma

Embora o aplicativo tenha uma trajetória de sucesso, também foi alvo de algumas polêmicas envolvendo discursos de ódio, assédio e desinformação. As ferramentas utilizadas para detectar conteúdo de áudio problemático ficam atrás daquelas usadas para identificar texto, exigindo ao aplicativo a rápida adaptação frente aos novos desafios.

Sobre o período de rápida ascensão e crescimento no número de usuários do aplicativo, o Clubhouse comentou em publicação via blog: “Isso [o crescimento repentino] teve suas desvantagens, pois a carga estressou nossos sistemas. Isso nos fez mudar nosso foco para contratação, conserto e construção de empresa, em vez dos encontros da comunidade e recursos do produto que normalmente gostamos de focar. Foi um momento importante de investimento, que acreditamos nos ajudará a servir a comunidade muito melhor no longo prazo”.

COMENTÁRIOS dos leitores