Efootball 2022, o novo PES é lançado pela Konami

Jogo foi lançado na madrugada desta quinta-feira (30) e chega para ser a nova era do game de futebol da Konami

por César Lui qui, 30/09/2021 - 09:50
Reprodução/Instagram Neymar e Messi são embaixadores do Efootball 2022 Reprodução/Instagram

A Konami lançou nesta quinta-feira (30) o PES 22, ou como agora será chamado Efootball, a “nova era” do game de futebol da empresa, grátis e com função multiplataforma, onde um jogador no PS5 poderá enfrentar um adversário que estiver no PC ou no celular por exemplo.

A nova versão do jogo tem 40gb e chega para os consoles reduzida, com promessa de atualização completa para o dia 11 de novembro. A principal mudança do jogo é na mecânica, agora impulsionada pela Unreal Engine 4, a bola e os jogadores parecerão mais reais, mais “vivos” dentro de campo. Para o mobile o jogo deve chegar apenas no fim do ano.

A promessa de gratuidade servirá apenas para a base principal do jogo, outras funções deverão ser compradas, como o “Rumo ao Estrelato”, “Master League” e alguns outros itens ou pacotes. Na Playstation Store já está a venda um primeiro pacote, apenas com moedas e bolas pretas para serem gastos no “MyClub”, o preço é de R$ 198.  

O jogo

Na versão reduzida, apenas partidas amistosas de cinco minutos podem ser disputadas, tendo a possibilidade de enfrentar tanto adversários online como a CPU. Apenas dez equipes estão disponíveis para escolha contra CPU, todos de forma atualizada, Manchester United, Barcelona, Arsenal, Juventus, River Plate, Flamengo, São Paulo, Corinthians, Argentina e Portugal. No formato online, mais de 100 equipes já estão prontas para o jogo, destaque para o PSG com um elenco bem forte.

Todo menu principal do jogo foi modificado para tentar se desligar da franquia PES e começar uma nova com o Efootball. O botão “start/options” foi abolido para pular cenas e replays, sendo agora tudo no comando “X” para quem utilizar PS4 ou 5, “A” para quem joga no Xbox. Nas formações um ponto positivo é que os jogadores agora não perdem overall ao serem colocados em posições secundárias dentro de campo. Sérgio Ramos continuará 89, seja de zagueiro ou de lateral. 

Dentro de jogo, vários comandos foram modificados e alguns botões ganharam função extra, necessitando agora um novo aprendizado dos jogadores já adeptos ao PES antigo. Usando o console da Sony como exemplo, para dar um bote e roubar a bola, deve-se cercar o adversário no L2 ou dar botes no botão “quadrado”.

Críticas ao jogo

O Efootball não chegou ao Brasil com o reconhecimento esperado, com grande animação já que era um lançamento e os jogadores estavam na expectativa, muitos se apressaram a baixar, mas não gostaram do que presenciaram.

O jogador profissional de PES, Bruno Mota, mais conhecido como “Futefacil” publicou nas redes sociais seu desgosto com o jogo logo após postar que estava baixando o game todo animado. “Eu falo pra vocês, esse é o pior jogo de futebol que eu já joguei. Não só de PES, contando FIFA, PES Mobile, Bomba Patch e o que existir de futebol”, iniciou. “Pra ficar ruim vai ter que melhorar bastante, com todo respeito”, desabafou. Para finalizar, nos stories, mostrou vídeo em que aparece deletando o jogo, poucas horas depois de baixar.

Vice-campeão pernambucano de PES, Nicolas Rodrigues brincou nas redes sociais e afirmou talvez ser a hora de anunciar a aposentadoria. “Muito ruim o jogo pessoal, daqui a pouco faço uma notinha e anuncio o fim da minha carreira”, publicou.

Confira outros comentários sobre o Efootball 22:

COMENTÁRIOS dos leitores