Divulgação/X-box
Os videogames sempre foram considerados como uma atividade de alto custo financeiro, principalmente o pós PlayStation 2. Os jogos estão cada vez com preços mais altos e muitas pessoas não conseguem acompanhar as novidades da indústria. Mas o advento da internet e de serviços por assinaturas se tornaram alternativas mais acessíveis para o grande público.
Uma das empresas que deram o pontapé inicial nos serviços de assinaturas de jogos foi a Microsoft. A empresa lançou em 2017 o Xbox Game Pass. Na época, a Microsoft prometia títulos selecionados para serem usadox pelo recurso da retrocompatibilidade. Em 2018, a empresa anunciou que teria expansões no serviço e recebeu os primeiros títulos de peso, como Forza Horizon 4, Sea Of Thieves e Crackdown 3. Após isso, o Game Pass se popularizou e a cada ano quebra recordes de novos assinantes, além da rotatividade de jogos no serviço e lançamentos de grandes títulos.
Com o sucesso da Microsoft, outras empresas começaram a se atualizar no mercado e lançaram seus próprios serviços de assinaturas. O mais recente foi o Ubisoft+, disponível apenas para PC e o serviço de assinatura já possui títulos como Assassin 's Creed Valhalla, FarCry 6 e WatchDogs Legion.
O LeiaJá conversou com o gerente acadêmico nacional da Escola de Games SAGA, Igor La Luz sobre essa modernização da indústria de jogos. "Hoje a gente tem um mercado em expansão. O mercado de jogos entende que essa é uma tendência de consumo de seus usuários", diz La Luz.
Na visão dele, os benefícios desse novo modo de serviço não são só para os gamers, mas as empresas também se beneficiam disso. " A empresa consegue ter usuários fidelizados e previsibilidade de receitas. Além do benefício para a indústria inteira, pois faz com que os usuários consumam jogos que talvez ele não consumiria naturalmente", diz Igor.
Além de ser uma ótima vitrine para jogos, os serviços de assinatura movimentam o mercado de desenvolvimento de games. "As desenvolvedoras conseguem dar uma maior visibilidade para jogos que talvez não teriam em outro contexto. As chances de um desenvolvedor pequeno ter visibilidade nessas plataformas é muito maior", diz La Luz. “Algumas empresas ao decidirem entregar esse tipo de serviço de assinatura, compraram alguns estúdios menores para produzirem mais jogos, quanto mais jogos e gêneros disponíveis enriquecem esse serviço", completa.